segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Afinal, o que é Sakura?

Sakura é flor de cereijeira em japonês, marcam o fim do inverno no Japão e o começo da primavera. Florescem primeiro em regiões mais quentes, ao sul de Kyushu, no início de março e em abril começa a temporada em Tokyo, chegando a Hokkaido no mês de maio. Esse fenômeno dura cerca de dois meses e é chamado de Sakura Zansen, que significa literalmente “linha de frente das cerejeiras”. Como se fosse um efeito de uma onda, muitos apreciadores fazem roteiros turísticos acompanhando a tranformação da paisagem.
O ato de apreciar as flores, o chamado “HANAMI” em japonês, é uma das muitas tradições do Japão com respeito a natureza. Eles sabem valorizar muito a natureza e as estações do ano. Quando o mar de flores rosadas florescem no arquipélago, proporcionando um dos maiores espetáculos da natureza, os japoneses se reúnem em grupos e passam horas observando as belíssimas flores de cerejeiras, fazendo pique-niques e várias atrações. Como as flores duram cerca de duas semanas, a Agência Meteorológica Japonesa divulga em boletins televisivos o momento do florescimento de cada região.
Nessa época o Sakura tem um importante papel também na culinária japonesa. Doces, sorvetes, bebidas e várias guloseimas ganham o toque das flores tanto no formato quanto no sabor. O “sakura-mochi”, bolinho de arroz enrolado na folha de cerejeira é um dos pratos mais tradicionais.
Para os brasileiros residentes no Japão, e que queiram apreciar esse fenômeno e participar mais da cultura japonesa, aqui vai uma dica dos principais locais para apreciar a floração das cerejeiras.
Takatoo – Situado em Ina-shi, Nagano-ken, é um dos mais belos lugares do arquipélago para apreciar as flores. Com flores que duram de sete a dez dias, de tonalidade rosa-clara que vai se acentuando com o passar do tempo, cercam o antigo castelo de Takatoo.
Yoshinoyama – A montanha de Yoshino tem as mais lindas cerejeiras do Japão. É o centro de práticas religiosas e a região ao redor de Miyataki onde a Vila Imperial foi instituída no séc. VII assim como o Lago Tsuburoko são pontos de beleza incomparáveis. Localizado em Yoshino-cho, Nara-ken, a região é coberta de flores de cor clara e folhas avermelhadas.
Miharu Takizakura – Localizado em Miharu-cho, Fukushima-ken, é considerado um dos três mais antigos pés de sakura do Japão. A árvore com mais de mil anos é conhecido popularmente como Takizakura, medindo 12 metros de altura, com galhos que ocupam um espaço de 25,2 por 15,5 metros caindo como cachoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário